Grim Reaper – 20 fatos sobre a banda

Em 1979 Nick Bowcott forma o Grim Reaper. Naquele ano, muitas bandas da NWOBHM estavam sendo formadas, e o Grim Reaper acabou se tornando uma das maiores, mesmo tendo acabado precocemente.

Entre 83 e 87 o Grim Reaper lançou 3 discos de grande sucesso comercial e de crítica, e se o legado foi curto (26 músicas), o impacto foi tremendo, sendo esses discos considerados referência quando falamos de Heavy Metal Tradicional.

A seguir, o H2R aproveita mais uma passagem do vocalista Steve Grimmett pelo o Brasil e apresenta 20 fatos sobre os ícones da New Wave!

http://h2remfoco.com/wp-content/uploads/2015/08/1429671648_02.jpg

01 – Foram descobertos depois de vencerem uma batalha de bandas, envolvendo mais de 100 grupos. Posteriormente assinaram com a Ebony Records e em 1983 seu debut “See You in Hell” foi lançado, sendo distribuído mundialmente pela RCA Records em 84.

02 – Stevie Grimmet foi descoberto por uma namorada que o viu cantando no quarto, e poucos dias depois tinha arranjado um show para ele com uma banda local.

03 – Lançaram duas demos, “Bleed ‘Em Dry” de 81, e “For Demonstration Only” de 82, sendo encontradas para download em blogs especializados.

No vídeo abaixo, a música “The Reaper” com o vocalista original, Paul DeMarco, co-autor da música “The Show Must Go On”, sendo a única música composta por DeMarco e Bowcott, e “”Waysted Love” sendo a única composta apenas por Paul DeMarco, que saiu no “Rock You to Hell”.

04 – A música “See You in Hell” foi a 38ª colocada na lista do canal VH1, “40 Most Awesomely Bad Metal Songs Ever countdown”.

05 – O disco “See You in Hell” ficou na 73ª colocação da lista Billboard 200 nos charts Americanos.

06 – O disco “Fear No Evil” ficou na 111ª colocação da lista Billboard 200 nos charts Americanos.

07 – A clássica intro de “Final Scream” foi “homenageada” no EP da banda Dying Fetus chamado “Grotesque Impalement”, onde o nome Michael foi substituído por Davey.

08 – Brigas judiciais com a gravadora após o “Fear no Evil” atrasaram o lançamento de “Rock You To Hell” em quase 2 anos, que deveria ser chamado “Night of the Vampire, e foi lançado diretamente pela RCA em 87.

Problemas com a gravadora e o empresário/produtor que foi processado e depois processou a banda puseram um fim no Grim Reaper em meados de 88. Na época Stevie tinha um emprego estável e Bowcott fazia uma carreira como freelancer, então o interesse na banda diminuiu.

09 – Após o término do Grim Reaper, Grimmett tocou em várias bandas/projetos, como Onslaught, Lionsheart, carreira solo, e participou de vários discos tributos aproveitando todo o potencial de sua grande voz.

Já Bowcott se tornou um crítico musical respeitado, assinando colunas e artigos em várias publicações especializadas, como Circus e Guitar World. Ele também trabalhou com a divisão de amplificadores Marshall nos Estados Unidos.

Abaixo, um grande clássico do vocalista que ele gravou na época do See You In Hell:

10 – Grimmett contou à Classic Rock como quase se juntou a algumas bandas de peso:

“Quando Bruce Dickinson deixou o Iron Maiden eu mandei para eles uma demo, mas nunca recebi nenhuma resposta, e então Blaze Bayley pegou o trabalho. Algum tempo depois Rod Smallwood – empresário do grupo – me contou que eu estive no top 5 da lista deles”.

O vocalista também disse que tentou entrar no Judas Priest quando Rob Halford deixou o grupo. “Recebi uma carta de agradecimento por meu interesse, mas eles sentiram que eu não era o cara certo para eles.”

Ele também fala do Black Sabbath:

“O baterista Bobby Rondinelli me chamou e perguntou se eu gostaria de me juntar à banda. Eu estava comprometido com o segundo álbum do LIONSHEART (‘Pride In Tact’ de 1994), mas disse para ele que, se eles pudessem esperar, eu adoraria fazer isso. Mas na época que eu estava pronto houve a reunião da formação inicial, então eu fiquei de fora”.

11 – Surpreendendo geral, em 2006 Stevie Grimmet reformou a banda com uma nova formação e sobe o nome “Steve Grimmett’s Grim Reaper” voltou a deixar em evidência o legado do Grim Reaper, tocando inclusive no Brasil nos últimos anos.

Em 2014 ele subiu ao palco com Nick Bowcott, e as surpresas não pararam por aí, visto que Stevie anunciou mais um disco do Grim Reaper chamado “From Hell”.

12 – Existe uma bem humorada versão do clipe do Weezer para a música “We Are All on Drugs” que é basicamente a música sobre o clipe editado de “Fear No Evil”. Em nota oficial, a banda agradeceu ao Grim Reaper por terem cedido o uso do seu vídeo original.

13 – A música “Lust For Freedom” foi usada como trilha no filme de mesmo nome de 1987:

14 – Os clipes do Grim Reaper fizeram sucesso com Beavis and Butthead da MTV:

15 – Ao todo a banda lançou 3 clipes: See You In Hell, Fear no Evil e Rock You To Hell:

Quando gravaram o primeiro clipe, “See You in Hell”, a MTV disse que só passaria uma única vez, e colocou embaixo um questionário para as pessoas dizerem se gostariam de ver esse tipo de material mais vezes. O canal foi inundado por ligações, e o clipe passou diariamente na emissora durante 2 meses.

16 – A banda só começou a dar lucros significativos para os membros a partir do terceiro álbum. Darryl Johnston produziu os dois primeiros álbuns da banda e acabou os roubando.

Segundo Grimmet, ele recebia grandes adiantamentos da RCA e não repassava o que deveria.

Depois que cortou sua ligação com o Grim Reaper, ele costumava aplicar golpes em bandas dizendo que era o descobridor do Grim Reaper, pedindo adiantamentos e prometendo um contrato com a RCA. Acabou sendo preso posteriormente, mas não pagou o que devia por ter declarado falência.

Em turnê e presa no clichê de Sexo, Drogas e Rock & Roll, a banda demorou a perceber que não tinha dinheiro algum. Segundo Grimmet, “tranquilo não ter ganho uma grana naquela época, tudo poderia ter entrado pelo meu nariz”.

17 – “See You in Hell” fala sobre a tentação de Cristo, quando o demônio estava o tentando. Ninguém na banda tinha algum envolvimento com ocultismo no fim das contas.

18 – Rock You to Hell custou 50 mil dólares.

19 – Tanto a turnê de See Youn In Hell, a primeira, como a de Rock You to Hell, a última, duraram pouco mais de 3 meses. Sendo que na última, eles fizeram uma série de shows chamada “Hell on Wheels”, com Armored Saint e Helloween, tocando para um público entre 5 e 7 mil pessoas.

20 – Diferente do que muitos pensam, Stevie e Bowcott são grandes amigos, e inclusive um aluno de Bowcott fez parte da banda solo de Stevie. A propósito, Bowcott também é amigo de Davie Mustaine, a mais de 30 anos, e garantiu que deu uma passada no estúdio e ouviu o novo trabalho do Megadeth, que é sensacional.

Voltando ao Grim Reaper, segundo Bowcott a banda não era formada por caras bonitos, e por isso a cara deles não saia nos discos.

Por Victor Kataóka
H2R – Hard & Heavy Reviews

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Facebook Comments

comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*