Category: Axis

Formada em 1978, o Axis é mais uma single banda de N.W.O.B.H.M.

A banda nos deixou apenas um vinyl preto contendo 2 músicas (lançado em 1980), e outra música que saiu em uma coletânea.

Como muitas single bands, o axis também tem as suas particularidades, e nosso caso deles banda, muitas!

“Lady” tem um pé no Hard Rock oitentista, mas com muita classe classe,  e outro pé no Heavy Metal Tradicional.

Pelo refrão, parece ser mais uma com cara de Hard farofa comercial, mas não se engane, as guitarras aqui estão afiadíssimas, e o teclado, é simplesmente maravilhoso, criou uma atmosfera muito boa, e deu um ar de classe a essa música.

Gostei muito dessa “inovação” do Axis por ter colocado teclado e caminhado no caminho Hard, sem ter saído totalmente do Heavy.

“Messiah” é outra que os teclados vão ditando. Com uma letra cristã, essa música começa de forma bem descontraída pelo lado dos vocais/teclado, uma coisa mais solta, mais alegre, quase soando comercial.

Mas, as guitarras e a cozinha estão sempre afiadas, e então ela vai ficando cada vez mais reta, e exatamente aos 03:25 o Heavy Metal toma conta de tudo, e entra aqueles riffs maravilhosos, aquela levada maravilhosa, que todo Banger se identifica, e é assim que ela acaba, bem Maiden.

Flame Burns On é um Heavy Metal Tradicional bem característico as bandas da New Wave. Neil Grafton está cantando com uma voz classuda, que difere do Single, e no geral,a banda toda está muito afiada e entrosada.

Chegando ao final da audição, chego a conclusão que o Axis passou no teste “Singles Bands que deveriam ter gravado um álbum inteiro”.


Imagens:


Lista de Músicas:

1. Lady 04:29 8,75
2. Messiah 04:17 9,0
3. Flame Burns 8,0


Tempo total: ?


Nota:
8,5


Formação:

Neil Grafton – Vocal
John Cuningham – Baixo, Vocal
Paul McGuire – Teclado
Mick Tucker – Guitarra (Tank (Gbr), White Spirit)
Dave Little – Guitarra (Lies of Smiles, Pauline Gillan Band)
Marty Day – Bateria (Holland (Gbr), Hammer (Gbr))


Fatos e Curiosidades:

- Neil Grafton tinha 17 anos quando gravou a primeira single com o Axis

- A música Messiah apareceu na NWOBHM Collections vol. 2

- John Cunningham morreu em um acidente de carro em 1994.

- Após o fim da banda, o guitarrista Mick Tucker tocou com o White Spirit e Tank, enquanto o baterista Marty Day tocou no Holland.

- O Axis é a única Single Banda da New Wave a ser classificada como “Metal Cristão”, apesar de várias fontes dizerem que a banda não tocava “White Metal”, o que é uma pena.

- Não se sabe ao certo se a banda é de Liverpool ou Cleveland.

- O Axis assinou com a Neat Records para graver o single “You Got It”, mas ele nunca foi lançado.

- O único material lançado pela Neat foi a música “Flame Burn On”, que estava na coletânea 60 Minutes Plus Compilation Tape (fita k7 para leitores da Kerrang que saiu em 1982), e que posteriormente  seria lançada em vinil com o nome “All Hell Let Loose”.

- O Axis só lançou 3 músicas, logo, qualquer outra música lançada por alguma banda chamada Axis, não foi do Axis da New Wave.

- Existiu outro Axis na New Wave, que lançou um single também em 1980, mas esse outro Axis era mais obscuro ainda!


Creditos:
Por
Victor Kataóka.

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)